Embarazo

Guia de Gravidez – Recomendações Gerais

Guia Rápido de Gravidez 

Recomendações gerais

 

Gravidez

 

Nesta ocasião, queria fazer um guia rápida de algumas recomendações gerais de gravidez. Lembro-me como se fosse hoje quando soube pela primeira vez que estava grávida. Tudo eram perguntas em mim, um oceano de dúvidas inundou a minha mente, os meus pensamentos e as minhas emoções. 

É por isso que quis partilhar este Guia Breve de Gravidez hoje com tod@s vocês. 

Vou continuar a escrever mais guias sobre questões específicas da gravidez. Acho que estes guias vão ajudar-te muito a ti e a todos os teus amigos e/ou famíliares.

Gravidez, parto, pós-parto e infância

 

Estes são processos fisiológicos na vida de todas as mulheres. Na maioria dos casos todos eles correm bem e, com os controles habituais e a sabedoria que temos todas as mulheres no nosso interior, podemos prevenir possíveis doenças. É muito importante confiar nos processos naturais e agir com calma e serenidade.

Verifica o teu número de telefone em todas as instituições (serviço de saúde, SS, etc.). Vai a todas as consultas que te marquem com toda a documentação (resultados, ecografias, relatórios). No día – a – día, é suficiente com que andemos com o Boletim de Saúde da Grávida sempre connosco. Nós não queremos nunca que passe nada, mas a verdade é que devemos pensar que sim pode passar e em qualquer lugar e a qualquer hora.

Sinais de alarme

 

Gravidez

 

Desconforto ou cólicas leves no baixo ventre podem ser completamente normais. O útero é um músculo, e para crescer durante a gravidez, contrai-se de vez em quando. Se antes das 37 semanas sentes cólicas dolorosas, deves descansar imediatamente. Se após duas horas de descanso não melhoras ou te dói mais, deves acudir às urgências (Hospital de referência). Devem descartar uma possível infecção de urina ou outra patologia.

Um Sangrando de menor quantidade (menos do que uma menstruação) não tem por que ser perigoso. Se esse sangrado ocorre depois de uma manipulação vaginal (relação sexual, exame vaginal, exame de “Papanicolau” ou ecografia vaginal) pode ser completamente normal e deve parar depois de que descanses um pouco.

Se persistir apesar do repouso ou se se assemelha à hemorragia activa de uma menstruação, deves acudir às urgências (Hospital de referência).

Acompanhamento na Gravidez (SS)

Uma gravidez de baixo risco deve ter 3 ecografias. Uma vez faças a primeira ecografia, marcarão as seguintes.

Depois terás consultas aproximadamente mensuais até à semana 28. A partir dessa data e até à semana 36, o teu médico pode querer ver-te de duas em duas semanas. Posteriormente, uma vez por semana.

No caso de gravidez de gémeos ou de risco, é muito provável que a frequência com que te observem varie.

Na primeira consulta, serás submetida a uma série de exames: ginecológicos e físicos. O teu médico irá procurar ouvir o coração do teu bebé, presecreverá a primeira ecografiía e pedirá mais exames (análises de sangue,etc). Voltarás a repetir estes exames no segundo e terceiro trimestre.

Se ves que não podes assistir a alguma das consultas que te dêm, lembra-te de cancelar com a maior antecedência possível. Assim ficam disponíveis para outras futuras mamãs que necessitem, e ajudas a reduzir a lista de espera de que tanto nos queixamos =)

Recomenda-se

A ingestão de ácido fólico, vitamina B12 e iodo (P.S – cuidado com intolerância ou distúrbios da tiroide) é recomendada durante a gravidez. O Ferro normalmente é indicado pelo teu médico apartir do segundo trimestre se as análises confirmam que te faz falta.

  • Dieta

Geralmente recomendam-nos um estilo de comida saudável. Do tipo “Dieta mediterrânea”. De preferência que tomes comidas caseiras frescas, que evites alimentos pré-fabricados (“fast food”, frituras, doces de fábrica). O bom mesmo é tomar os produtos frescos da época e da terra. 

Recomenda-se fazer umas 5 – 6 ingestas de pequenas quantidades.

Não comas por dois heheheh =) Só deves de subir entre 9 a 13 kg durante toda gravidez… Yes, sim, durante todos os 9 meses.

Evita os hábitos tóxicos (tabaco, drogas). E se pudeste evitar nestes 9 meses, aproveita e deixa depois.

Álcool 0 é o consenso actual =) yeaaah

  • Exercício diário

Numa gravidez normal de baixo risco, podes e deves caminhar cerca de 40 minutos (a partir do 2º trimestre). Assiste às classes maternais onde também te ensinarão exercícios específicos para a pelvis.

  • Dentista

Até à semana 16 recomenda-se uma avaliação com o teu dentista, onde se te dará uma consulta para uma limpeza oral. É muito importante que a faças, e recorda que sempre antes da semana 16.

  • Protetor solar 

Recomenda-se usar um bom protector solar diariamente (se gostas de andar ao sol ou se vives, como eu, numa zona de sol constante) para evitar o aparecimento de manchas, especialmente na cara.

  • Prevenção de estrias 

Com uma boa hidratação da pele (Minímo 2 vezes por dia, uma delas sempre antes de dormir. De noite consegue-se o dobro do efeito desejado) em todas as áreas que sofrem um grande estiramento pelo rápido crescimento da tua barriga.

  • Higiene vaginal

Lava-te 1 uma vez por dia com sabão e água escassa em toda a vulva, mas não por dentro.  Se suas ou praticas desportes, repete, mas não te laves excessivamente. E as seguintes veces só com água. O corrimento tende a ser mais abundante durante a gravidez, já que é este que nos protege contra possíveis infecções. Assim que, nada de lavar-te excessivamente e menos de retiralo.

Recomenda-se mudar frequentemente a roupa interior, e que esta seja de algodão lavável a 60º. Não abuses dos “Salva-Slip”. A tua flora vaginal já está bastante alterada durante a gravidez. Não queremos nada que a venha alterar mais. 

Se notas picor na vulva ou mal cheiro contacta com o teu médico para considerar o tratamento adequado.

 

Gravidez

 

Toxoplasmose

 

É uma doença que não é complicada no adulto, mas não é conveniente que seja contraida por primeira vez durante a gravidez. 

Como evitamos? Evitar contacto com gatos, especialmente com as fezes; Não comas carne crua nem mal passada, deve comer sempre a carne bem passada; Lava as frutas e legumes; consome leite pasteurizado fresco e usa luvas se você trabalha com a terra.

Tira todas as tuas dúvidas nas consultas com o teu médico. Como durante a gravidez (e depois do parto…) a nossa memória esconde-se não sei muito bem onde (heheheheh), aconselho-te a fazer uma lista com as dúvidas que te vão surgindo ao largo das semanas. Assim não te esquecerás de nada. Nem chegarás a casa e dirás “Bolas, eu sabia que lhe tinha que perguntar alguma coisa”… hahahah, sim é muito típico.  

NOTA – não TOMES remédios, chás, ingredientes ou o que é que seja sem antes procurares na página de E-LACTANCIA. Está em espanhol, mas é muito fácil de perceber e usar. Basta escrever o nome do remédio ou do ingrediente no motor de busca e sai o resultado, alías que te mostra o grau de nocividade em três cores. Encontrarás tudo muito facilmente. Esta página servirá agora que estás grávida, como quando o teu bebé nasca e optes por beneficar-vos com a Lactancia (lê o artigo que deixo abaixo sobre Lactancia).

E isto é tudo por hoje. Mas calma, não te assustes, há muito de que rir na gravidez =) Vê este artigo.

Espero que te seja de ajuda, bem como para o teu entorno. Gostava muito que me deixasses a tua opinião nos comentários. E principalmente, gostava que me contasses as tuas preocupações, qualquer tema que gostasses que abordasse. Quaisquer questões que possas ter. Eu gostava de saber, e de poder ajudar-te.

 

Talvez queiras ler também:

Tenham filhos. Sim, tenham filhos!

Lactancia – tudo são vantagens

ou Viva a gravidez – para rir

Ou este 10 dicas para evitar o stress.

Dentro de pouco, todos os artigos terão a sua tradução a português. Obrigada pela paciencia =)

Lembra-te também que estou nas redes sociais, vêm daí e dá uma olhada =)

Facebook

Instagram

Twitter

Pinterest

YouTube

Google +

Um beijão no coração <3

2 Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: