Dieta

10 Regras para Boa Dieta na Gravidez

10 Regras para Boa Dieta na Gravidez

 

Dieta

 

A recomendação actual de aumento de peso na gravidez em mulheres saudáveis com um peso normal, é de 9 a 13 kg, máximo. Por isso é necessário seguir uma boa dieta durante a gravidez.

É normal nos primeiros meses estancar no peso, ou inclusive descer de peso por realizar uma dieta mais saudável ou pelas náusea y/o vómitos.

Recomenda-se evitar subir de peso de forma exagerada para prevenir e evitar complicações durante a gravidez ou durante o parto. Consegue-se evitar uma subida excessiva de pero respeitando as recomendações de uma alimentação adequada e com exercício físisco diário.

1. Ainda que te alimentes bem, adapta a tua dieta a esta fase

Como te contava em Guia da gravidez – Recomendações Gerais, há uma série de recomendações acerca das vitaminas e suplementos que terás que tomar. Todas te serão recomendadas pelo teu médico e pela tua obstetra. Algumas mulheres necesitam consumir algumas calorías extras para obter mais energía. Já seja que te alimentes bem, ou aches que não comes bem, durante a gravidez a tua alimentação deve ser mais nutritiva e equilibrada.

Comer bem e melhor NÃO significa comer mais nem muito mais. Não tens desculpa para estar a comer por dois, esse mito está descartado há anos.

Se o teu peso está bem e adequado ao inicio da tua gravidez, não necessitarás nada de calorías extras durante o primeiro trimestre. Durante o segundo trimestre, só necessitas adicionar 340 calorías por día à tua dieta. E 300 calorías não é quase nada  de comida: um sumo, uma omelete e um pouco de arroz já completam essas 300 calorias.  Durante o terceiro trimestre, mais ou menos 450 calorías adicionais cada día.

Se tens sobrepeso ou pelo contrario, estás muito magra, não te guies por nada do que te disse antes. Fala com o teu médico para elaborar uma estratégia específica à tua situação.

 

2. Come de manera frecuente y ligera

 

Já seja que pelas náuseas, rejeição de certos alimentos, acidez ou por indigestão sintas que não tens vontade de comer, tenta fazer de 5 a 6 comidas ligeiras. À medida que avanaça a tua gravidez, o teu estômago e outros orgãosdo teu aparelho digestivo serão comprimidos, pelo que não aguentarás grandes quantidades de comida. Podes comer entre comidas, mas tenta comer saudável.

 

Dieta

 

3. Evita alimentos perigosos

Há certos alimentos que são menos seguros durante a gravidez. Estes alimentos poderião ter bacterias que podem afectar-te a ti e ao teu bebé. Não consumas os seguintes alimentos:

– Peixe crú, como o ceviche e os mariscos crús, incluídas as ostras e o sushi não cozinhado que está tão de moda;

– Leite não pasteurizada, nem os queijos feitos com leite não pasteurizada;

– Queijos moles, como o Brie ou o Camembert;

 

– O queijo fresco, queijo branco;

– O paté;

– e as carnes ou aves crúas ou mal passadas.

 

4. Come algo doce de vez em quando

Os bolos e a comida processada nõ deverião formar parte da tua dieta contudo, não se trata de que digas adeus a todos os doces porque estejas grávida. Podes comê-los em ocasiões especiais. Poucas vezes, sem abusar. E se são doces caseiros, melhor.

Prova alternativas, como um batido de frutas frescas, granizados ou combinações de frutos secos.

E tranquila porque uma bolacha ou uma fatia de bolo de chocolate de vez em quando não lhe farão mal nem a ti nem ao teu bebé.

 

Dieta

 

 

5. NÃO ao alcohol NEM ao tabaco

NÃO, nada de alcohol. NÃO, nada de tabaco. Não há desculpas. Beber alcohol ou fumar durante a gravidez pode ter consequências muito sérias para a saúde do teu bebé, incluindo defeitos físicos, problemas de aprendizagem e problemas emocionais num futuro.
Abstenção TOTAL por respeito ao teu BEBÉ.

Dieta

Dieta

 

6. Pouca cafeína

 

Com a cafeína também há que ser prudente. Se gostas muito de café, tenta tomar só um por día. Certifica-te de que não esteja muito carregado de café. Ou podes inclusive mudar a descafeinado. Ou tomar um normal, e o resto descafeinados. Eu fazia isso, porque adooooooro o café, desde sempre.

Procura não sobrepassar os 200 miligramos (0.2 gramos) de cafeína ao día (equivale mais ou menos a 1 caneca y media de café).

Lembra-te que a cafeína não se encontra só no café. Também a encontramos no chá, nos refrescos, no chocolate, etc. Compra bebidas sem cafeína.

 

7. Não exageres de peixe

Prácticamente todos os peixes contêm alguma quantidade de metilmercurio. Este metal pode ser muito perigoso quando se toma em grandes quantidades. Pode afectar o desenvolvimento cerebral do feto e das crianças.

 

8. Toma as tuas vitaminas

Ainda que tenhas uma dieta equilibrada, é muito difícil para uma futura mamã obter todos os nutrientes necessarios. Por isso, de forma a certificar-te de que tanto tú como o teu bebé recebem todos os nutrientes que necesitam, deves tomar todos os suplementos prenatais de vitaminas e minerais. Estes serão receitados pelo teu medico e pela tua obstetra.

Dieta

 

9. Vê com o teu médico se necessitas suplementos

À parte das tuas vitaminas prenatais com ácido fólico, pode que o teu médico te recomende tomar algum suplemento adicional. No segundo ou terceiro trimestre da tua gravidez, pode que o teu médico te recomende tomar ferro ou calcio.

Se és vegetariana ou vegana, ou tens diabetes, diabetes de gravidez ou anemia, ou se já tiveste um bebé que nasceu com pouco peso, deves falar com o teu médico sobre a tua alimentação e suplementos. Se tens problemas para engolir os comprimidos ou os vomitas, podes sempre procurar o mesmo em pó para diluir com agua. Não tomes nada sem antes consultar com o teu médico e obstetra.

 

10. Não faças dietas para emagrecer durante a gravidez

Não está recomendado para o desenvolvimento do teu bebé nem para a tua saúde. Pode provocar uma perda significativa de ferro, ácido fólico ou outras vitaminas e minerais importantes. Tem presente que o aumento de peso é um dos melhores indicativos de uma gravidez saudável, ainda que restringido.

Se estás a comer adequadamente. Se comes saudável. Se comes frutas e vegetais frescos, proteínas magras, grãos integrais e estás a aumentar de peso, podes estar tranquila, porque então tudo vai bem.

E pronto…

Se cumpres com estas 10 regras, verás como tudo irá bem com a tua alimentação ao largo da tua gravidez. E como te sentirás sana, activa e com energia para afrontar o mundo. O teu bebé crescerá saudável, e como te sentirás melhor, feliz e em paz.

Lembra-te, não comas por dois. Faz pequenas ingestas diarias, umas 5 a 6 diarias é suficiente. Evita as frituras, os bolos, as batatas fritas, os hamburgueres e toda a alimentação processada.  E NÃO AO ALCOHOL NEM AO TABACO.

Dieta

 

Talvez queiras ler também

Guia de Gravidez – Recomendações gerais 

Seguridad – Mia, Tuya, Nuestra

Tienen los niños. ¡Sí, tengo hijos!

o lactancia materna, todo son ventajas

o embarazo experiencia-para reír

O este 10 consejos para evitar el estrés.

Lembra-te também que estou nas redes sociais, vem daí e deita um olho =)

Facebook

Instagram

Twitter

Pinterest

YouTube

Google +.

 

Beijão no coração <3

1 Comment

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: