Vómitos Embarazo Gravidez

Guia Breve – Vómitos na Gravidez

Prevención de Vómitos en el Embarazo

Hoje falamos de Vómitos na Gravidez. Não todas as grávidas os têm. E a mesma mulher pode ter numa gravidez, e noutra não. Isso aconteceu comigo. Na minha primeira gravidez não tive nada de nada de vómitos. Já na segunda gravidez, tive, todo o primeiro trimestre. Graças a Deus, não foram muito fortes, mas o suficiente para irritarem, e muito.

Normalmente, os vómitos melhoram ou cedem a partir da semana 12 a 14. Tanto as náuseas como os vómitos, são muito comuns durante todo o primeiro trimestre da gravidez. Muitas grávidas sofrem com os vómitos. Queres saber que podes fazer? Continua a ler e toma notas de algumas recomendações que te deixo ao final deste post.

 

Vómitos Embarazo

Causa

Pelas mudanças hormonais do princípio da gravidez durante os primeiros três meses. Às vezes, um pouco mais de três meses. São mais habituais no horário matutino mas também é possível que apareçam noutro momento do día,. Ou que estejam presentes todo o día. Pode-se experimentar náuseas e vómitos, estar enjoada, dor de cabeça, muito sono. Vontade de comer algo específico com ansiedade, e depois quando o tens à frente, só podes dar um par de mordisquitos. Também sensação de estar com o estômago cheio, acidez, arrotos frequentes ou hipersalivação, rejeição de determinados cheiros ou alguns alimentos/comidas.

 

Prevenção

Durante o día, não estar mais de 2 ou 3 horas sem ingerir nada, para manter os níveis de glucose no sangue estáveis. Comer pequenas quantidades de alimentos sanos frequentemente. Não comer muito frio nem muito quente, nada de muito picante, evitar os fritos, empanados, bolos, chocolates, gelados, etc.

De manhã, tenta despertar-te 15 minutos antes de ter que levantar-te e come algo seco deitada (uma bolacha, uma fatia de pão tostado) e depois permanece mais 15 minutos deitada, para que te possas levantar depois mais estável. Evita os líquidos de manhã, (melhor depois durante o día, sem deixar de garantir uma boa ingesta de àgua durante o día). Cuidado com o lavar os dentes – pode dar enjôos. Melhor lava os dentes mais tarde, mas lembra-te de aumentar a higiene oral durante a gestação. Deves ser valorada por um profissional/Dentista, cada grávida deve ser valorada por um odontólogo (para lavado oral até à semana 16). Se não toleras os medicamentos (vitaminas, etc) de manhã, toma-as mais tarde.

Não durmas mais de oito horas de noite (desce muito o nível de glucose no sangue, provocando mais náuseas e vómitos). Não durmas sestas muito longas (sim descansar e admitir um ritmo de vida mais relaxado).

 

Recomendações Naturais  

 

Aliviar o stress, mastigar gengibre em pequenas quantidades, medicação homeopática, acunpunctura, ritmo de vida mais relaxado, alguns casos considerar a baixa laboral.

Médico de familia -> Se não melhoras ou não aguentas nada, vai ao teu Médico de Familia para medicamentos e evitar desidratação. Se necessitas urgentemente de medicação, vai à farmácia mais perto de ti e aconselha-te com o farmacêutico.

 

¿São perigosos?

Para a maíoria das grávidas, isto dos vómitos não passa de ser um momento desagradável. Outras nem os sentem. Nem sabem o que são. Mas há muitas mulheres (tranquiliza-te, são poucas) que têm vómitos fortes commais frequência. Neste caso sim que podem ser perigosos, já que pode produzir-se uma desidratação e/ou carências nutricionais. Neste caso, se não é possível acalmar-los com medicamentos, procede-se a internar em hospital até à sua recuperação. Mas volto a dizer-te, tranquila, são muito poucos casos, estes útlimos.

E este é o Guia Breve sobre Vómitos na Gravidez que queria partilhar contigo hoje. Espero que te seja de ajuda, ou a alguma amiga e/ou familiar.

Lembra-te de deixar o teu comentário embaixo. Conta-me que te pareceu este Guia. Conta-me a tu experiencia na(s) tua(s) gravidez(es). E se sabes de algum truquezito, ou fizeste algo em particular que ajudou (ou ajude) com os vómitos, conta-nos também nos comentários. Ajudemo-nos umas às outras =)

 

Talvez quieras ler também 

Feliz – Sim, estou Feliz

Guia de Gravivez – Recomendações Gerais

10 Regras para Boa Dieta na Gravidez

Desafio da Generosidade

 

Lembra-te também de visitar-me nas redes sociaies. Vem dai e dá uma vista de olhos =)

Facebook

Instagram

Twitter

Pinterest

YouTube

Google +.

 

Um beijão no Coração <3

12 Comments

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: