Carbón Activado

Como usar o Carvão Activo + 7 Receitas DIY

Como usar o Carvão Activo

 

Carbón Activado

 

Os benefícios do Carvão Activo já se conheçem hà muito tempo. Mas agora é que o podemos ver mais presente nas revistas de beleza ou em sitios web. E é que são muitos os usos que podemos e devemos dar-lhe.

Estamos no ponto em que, tanto a medicina tradicional antiga como a literatura médica actual, coincidem quanto ao uso do carvão activo. Por exemplo na China, a ,medicina alternativa utilizou este pó negro durante milhares de anos (o seu primeiro uso registra com data de 1550 a.C.).

Eu desde pequenita que o conheço como um poderoso antídoto. Tive um cão que de pequeno deu com um pacote de veneno para ratos e destroçou-a. Obvio que no destroçar do pacote, engoliu veneno. Levamos-o a um veterinario de urgências, e qual foi o antídoto? Sim, esse pó negro: Carvão Activado. Porquê? Porque absorve a maioría das toxinas orgânicas, productos químicos e venenos antes de que possam causar dano ao nosso corpo.

A modo de curiosidades, o interesse no Carvão Activo surgiu em 1832. Tudo porque um famoso professor da Academia de Medicina Francesa bebeu uma dose letal de estricinina e não sofreu nenhum efeito negativo… porque a tinha combinado com Carvão Activo.

 

Que é o Carvão Activo?

Por favor, cuidado com isto: o carvão activo NÃO é o mesmo que o carvão para os churrascos ou a madeira carbonizada pelo fogo. Por favor, não tentes substituir-lo nem fazê-lo tu.

O carvão activo é uma substância generalmente de Bambú, madeira ou (a minha preferida) carvão de casca de côco queimado sem oxigénio para criar carvão. O carvão aquece-se a uma temperatura alta e é exposto a certos gazes através de um pocesso de vários passos para fazê-lo extremamente poroso. Este é o processo de “activação” do Carvão.

Uma vez activo, pode-se unir poderosamente a qualquer substância. Este processo de adsorção (que não se deve confundir com absorço. Clica AQUI para conhecer a diferença) é o que faz com que o carvãoseja tão poderoso. O carvão activo verdadeiro é inodoro, insípido e não tóxico.

Benefícios do uso do Carvão Activo

Existem 3 benefícios principais. Toda Mamã que o tenha, presumirá de uma “mala cheia de truques saudáveis”. Vejamos:

 

1. Veneno e remedio contra as toxinas

Estudos demonstram que o carvão activo pode adsorber até um 50 a 60% de substâncias não desejadas no estômago e os intestinos, quando se toma rápidamente depois da ingestão (das toxinas). Pode-se ver um resultado positivo até duas horas depois desta mesma ingestão.

De facto, muitas urgências administram rotineiramente grandes doses de carvão activo para certos tipos de intoxicações. O carvão activo junta e elimina grande parte da substância prejudicial, mesmo depois de que esta chegue à corrente sanguínea.

CUIDADO – Qualquer pessoa que experimente uma intoxicação ou exposição a substância tóxicas, deve meter-se em contacto com um centro de controle de envenenamento ou hospital, de imediato e seguir todas as instrucções que lhe deêm.

A potência do carvão activo para purificar, também é a razão pela qual se pode usar em filtros de água e ar.

La potencia del carbón activado para purificar también es la razón por la cual se puede usar en filtros de agua y aire.

 

2. Higiene Oral

Este é um dos usos que lhe dou com mais frequência. E é que as mesmas propriedades que fazem do carvão activo beneficioso na eliminação de substâncias tóxicas, também o fazem beneficioso para a saúde oral.

Quando se usa nas pastas de dentes, pós e enxaguamentos bocais, este consegue reunir as bacterias e outras substâncias nocivas e elimina-las da boca. E mais: o carvão activo une-se às substâncias que mancham os dentes e torna os dentes mais brancos com poucos usos.

3. Ingrediente de beleza

Últimamente, podemos ver o carvão activo presente em muitos productos de beleza. Isto deve-se a que é efectivo para eliminar bactérias, productos químicos, sujidade e acumulações na pele.

A continução, deixo.te 7 usos que lhe podes dar. Tanto para incorporá-lo na tua rotina de beleza, como para usá-lo na tua casa. Dá uma vista de olhos.

 

 

7 Formas DIY de usar o Carvão Activo

(para a casa e para a beleza)

 

Ainda que fazemos o possível e impossível por manter tudo o que seja tóxico bem longe da nossa casa, os acidentes podem acontecer. É por isso que, depois de ter acesso a esta informação que te comparto, trato de sempre ter carvão activo à mão. Afortunadamente, nunca tivemos que usá-lo com esse propósito.

Contudo, acudo ao carvão activo com muita frequência para outros usos. Vamos, que te conto tudo. Anota, porque vai servir-te e muito =)

 

1. Para branquear os dentes de forma natural

Este é o primeiro uso do carvão activo na beleza que te trago, e funciona de maravilhosamente.

O método é muito simples. Basta com que sumergas a escova de dentes (molhada; nunca o faças com a escova de dentes seca ou o desperdício de carvão será abismal) num carvão activo de lta qualidade, e escova suavemente.

Se preferes, podes usá-lo como um enxaguamento bocal. Só tens que misturar meia colherzinha de carvão numa pequena quantidade de água.

O carvão activo é ligeiramente abrasivo, pelo que sê amável e não o uses mais de uma ou duas vezes por semana.

 

Carbón Activado

2. Na pasta de dentes

Do mesmo modo, o carvão pode-se utilizar com as pastas de dentes ou pós bocais para obter o mesmo efeito.

Eu não o usaría todos os dias, já que são abrasivos. Mas podes juntar um pouco de carvão a uma pasat de dentes ou pó de dentes. Usa-o duas vezes por semana, vai ajudar-te a branquear os dentes e refrescar a boca.

Também há opções pre-fabricadas. Eu costumo usar a pasta de dentes Ecodenta que tem ingredientes limpos e funciona muito bem. Podes consegui-la na loja da Vita33.

 

3. Como máscara o limpeza facial

Adoro usar o carvão activo na minha pele. Pode parecer um pouco estranho isto de pôr carvão na cara, mas lava-se e deixa a pele super suave. Prova-o tu mesma, vais adorar =) E conta-me tudo abaixo nos comentários, não te esqueças <3

Para uma máscara: Faz facilmente a tua própria máscara facial com esta receita que partilhei contigo noutro post ou, se preferes, compra uma máscara natural pre-fabricada.

Como limpeza facial: mistura meia colherzinha de pó de carvão activo ao teu producto de lavagem facial habitual e aplica suavemente na pele. Enxagua bem e seca. 

 

Carbón Activado

4. No Champô

O carvão activo usa-se nos champôs pela mesma razão que usamos nos productos faciais. Elimina a acumulação de impurezas. Mistura uma pequena quantidade (meia colherzinha) ao teu champô habitual antes de lavar o cabelo. Aplica suavemente e enxagua. Tenta que este útlimo aclarado seja com água fría, assim aportarás vitalidade e brilho ao teu cabelo.

Também podes usar champôs de Carvão Activo. Eu uso o de Beauty Formulas e gosto muito. Podes consegui-lo AQUI.

 

5. Limpa o ar

A estructura porosa do carvão faz com que seja excelente para eliminar cheiros, productos químicos nocivos e alérgenos do ar. É por isso que encontrarás carvão em muitos productos purificadores do ar. Existem estas bolsas de carvão ou estas que são a forma mais fácil de usar o carvão para purificar e limpar o ar da nossa casa. Duram anos e podem-se recarregar com exponê-las ao sol uma vez por mês, mais o menos. Brutal, não é? =)

 

6. Purifica a água

O carvão activo também ajuda a eliminar os contaminantes da água. Usa-se até na maioría dos sistemas de jarras de água com filtro.

 

7. Aliviar picadas de insectos

Sim, o carvão activo pode aliviar muitas picada de insectos, aranhas, etc, graças a todas as suas propriedades contra as toxinas. É por isso que é ideal para aplicar nas picaduras de insectos, para aliviar a picada e a dôr. Lembra-te que o carvão activo ajuda a extraer o veneno.

Estive a ler sobre uma Mamã que passou por um episódio aterrador. Ao parecer, uma aranha tinha picado a um dos seus filhos. Foi ao médico, que lhes confirmou que era uma picadura de aranha algo venenosa, mas que o enfoque convencional era “esperar e ver” os sintomas. Esta Mamã não se sentiu cómoda com somente esperar para ver. Assim que, conhecendo algo dos benefícios do carvão activo e do Bicabornato de Sodio, esta Mamã preparou uma mistura de carvão e bicarbonato de sodio. O testemunho conta que esta mistura ajudou a extraer a toxina e a curar a ferida sem deixar cicatrizes a largo prazo.

 

 

O carvão activo é seguro?

  • O carvão activo não é tóxico, mas não se deve tomar dentro das duas horas posteriores à administração de vitaminas ou medicamentos, já que evitará que o corpo os adsorva. Eu pessoalmente, não uso o carvão regularmente, só quando é mesmo necessário.
  • Lembra-te do que sempre te digo: Assim como qualquer outra substância, deves sempre consultar um médico ou um profissional médico antes de usá-lo internamente. Especialmente numa situação de urgência ou de risco vital, ou se existe algum outro problema de saúde.
  • Lembra-te, o Carvão Activo NÃO é o mesmo que as cinzas da lenha ou outros da tua casa. Não tentes utilizar esse tipo de cinzas para estes ou outros usos.
  • NÃO recomendo comida ou bebidas infundidas com carvão activo. O carvão pode juntar-se aos nutrientes nos alimentos ou bebidas, fazendo com que estes sejam menos nutritivos. Não melhora os alimentos.

Onde conseguir o Carvão Activo

Eu gosto muito deste carvão activo porque está feito de cascas de côco. É mais puro, na minha opinião. Guado-o num frasco de vidro e normalmente deixo-o na casa de banho, porque usamos o carvão mais para os dentes.

Cuidado – O carvão activo é EXTREMADAMENTE sujo se se derrama. Lava-se fácilmente mas custa tira-lo de suprefícies ásperas. Recomendo manter fora do alcance das crianças.

Conta-me, Alguma vez usaste o Carvão Activo? Para quê o usaste? Comparte comigo abaixo, deixa-me a tua opinião e tembém os teus truques. De certeza que conheces algum =)

Talvez queiras Também Lêr: (dentro de pouco estarão todas traduzidas ao português <3 obrigada pela paciência)

Máscara de Carvão Activo DIY

Receita de Queratina Caseira DIY

Gelatina na Belleza- Receitas DIY

Óleo de Ricino – Um Mar de Benefícios

Belas desde a Cozina – DIY

7 Receitas Naturais para o cuidado do Bebé

 

Lembra-te  que também me podes encontrar pelas redes sociais. Anda, vem daí =)

Facebook

Instagram

Twitter

Pinterest

YouTube

Google +.

18 Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: