O Desafio da Generosidade

Generosidade

O Desafio da Generosidade

Oferecer presentes monetarios ou materiais não é, em definitiva, a única maneira de ser generosa. Não é sinal de Generosidade.

Em casa tratamos de brindar os nossos filhos com as experiências mais importantes possíveis, ainda que também recebem os seus presentes materiais. Como todas as crianças. Mas sim que é certo que sempre tentamos que vivam mais experiências em familia. E dependam menos das coisas materiais.

Uma das coisas que gosto de incutir aos meus filhos, é que sejam sempre Generosos. Aproveito sempre as oportunidades que se apresentam na vida para ser generosa, e para que eles aprendam. Aqui em casa gostamos disto de Dar. Gostamos de viver a pensar e acreditar que realmente é melhor dar que receber.

Trato sempre de procurar formas tangíveis nas quais os meus filhos possam ser generosos. As criaças não têm (muito) dinheiro para doar, pelo que desejo brindar-lhes uma experiência muito mais pessoal que simplesmente enviar dinheiro a uma ONG.

 

Generosidad

 

 

Porquê viver a Generosidade

Há pouco tempo li um artigo que dizia que é muito mais provável que ajudemos a uma pessoa, que respondamos a um grupo grande. Há mais tendência a responder empáticamente à difícil situação de um só indivíduo, que a um grupo grande.

Acho que é muito importante modelar a generosidade de uma maneira pessoal e expressiva para que os nossos filhos a vivam desde uma idade temprana.

Lamentavelmente, as pessoas na sua maioría associam a generosidade con doar € a uma ONG. Mas, dar dinheiro não é a unica forma de ser generosa. E nem acho que seja a mais importante. E é por isso que a nossa familia se está a comprometer, desde hà algum tempo e daqui para a frente, em aproveitar as oportunidades de permitir que os nossos filhos sejam generosos. E assim, fazer disto um hábito para toda a vida.

Concéntra-te na alegria de Dar

Uma coisa é preencher um cheque ao final do año para poder reduzir impostos. Sim, há que doe por isto: reduzir impostos. Outra coisa muito distinta é fomentar uma actitude interna de poder ajudar a outros.

Certamente, dar dinhero também é muito importante. Mas, para muitos de nós, se olhamos à nossa volta, há pessoas no nosso entorno para quem um pequeno e simples gesto de bondade marcaría toda a diferença.

Pensa numa pessoa sozinha num hospital ou num lar de idosos. Ou pensa nessa familia que luta por sobreviver e cujos filhos não recibirão presentes este ano ño ñatal. Ou os milhares de victimas de incêndios selvagens que perderam tudo este ano.

A generosidade gera o que eu chamo de “um efeito bola de neve”. A sensação que sentimos ao ser generosos com outras pessoas, é a que nos anima a querer fazê-lo com mais frequência. Como Curiosidade, o receber benevolência ou generosidade com frequência, faz com que o destinatário seja mais propenso a transmitir-lo também. Vamos, sejamos generosos, isso ajuda a melhorar o mundo em que vivemos.

Generosidad

 

Pequenas maneiras de ser Generosos

Estamos a ponto de deixar atrás um ano. A ponto de abraçar um novo ano que se avizinha. Este tem sido um ano em que continuamos a tratar  de simplificar. De viver Mais com Menos.

Tratamos de encontrar pequenas formas de ser generosos como familia com o próximo. A continuação deixo-te alguns exemplos de situações que como familia costumamos aproveitar para ser generosos. E incutir-lo a os nossos filhos. Não esqueças de partilhar connosco as tuas ideias, nos comentários.

 

1. Sê amável com as pessoas das entregas de encomendas/correios

Compro muitas coisas online. E muitas marcas mandam-me muitas coisas. Assim que a diário cruzo-me com os agentes de entregas de encomendas. Já sejam de empresas privadas ou dos mesmos correios. Em quase todas as ocasiões em que se apresentam em casa, estão os meus filhos comigo. Sempre lhes ensino a ser amáveis. A que entendam que são pessoas que passam todo o dia ao volante. Que lidam com muita gente. E que muita gente põe neles as culpas, as faltas de respeito. Pelo que devemos, com eles e com todos, ser muito amáveis.

Brindar uma palavra amável, e inclusivé ofereçer um copo de àgua fresca.

Li de uma familia que recebia as encomendas cada vez mais tarde, de noite. E que muitas noites viram aos agentes de entrega de encomendas esfomeados, frios e cansados quando chegavam à porta. Então decidiram ter preparadas sandes saudáveis e bebidas para dar-lhes de comer à medida que as encomendas chegavam à porta deles. Que excelente idea.

 

2. Enviar uma nota escrita

No mundo de mensagens de texto de hoje, do whatsapp, Telegram, etc, uma nota escrita à mão de inspiração ou agradecimento pode significar Muitíssimo. Dedica uns minutos a deixar que aqueles que amas e aprecias saibam quanto lhes queres bem.

Generosidad

 

 

3. “Desde o anonimato” adopta uma familia em necesidade

Encontra uma familia que possa necessitar de generosidade extra este ano e sê o seu anjo. Como adoro isto. Basta com olhar à nossa volta. Ver as mazelas que a crise causou a tantas familias na nossa comunidade. Nós assistimos a uma Igreja Cristã. Através da igreja ajudamos (sempre que podemos, e com o que temos) aos membros com necessidades específicas. Pode ser algo tão simples como pagar uma factura de luz ou enviar presentes para os filhos. Dou bastante ênfasis a este ultimo, porque se avizinha o natal.

 

Generosidad

 

 

4. Fazer uma desintoxicação digital

Que melhor presente, que o tempo ininterrompido com a tua familia. Este ano tentei bastantes vezes ter um dia de abstinência digital, cada semana. Um dia completo para enfocar-me completamente na minha familia. Os resultados têm sido maravilhosos. Especialmente durante as férias ou os dias de folga do meu marido, quando toda a familia está em casa com mais frequência.

Estamos a tentar que seja uma priridade para realmente saborear o tempo que passamos juntos.

Anima toda a tua familia a ter um dia de “Abstinência Digital” y façam actividades juntos.

 

 

5. Visita e/ou faz postais para um lar de idosos

Os teus filhos gostam de desenhar ou pintar? Pede-lhes que façam “obras de arte” para levar a lares de idosos perto de ti. Muitos deles não podem ir a casa pelo natal. Ou não têm ninguém que lhes visite. E um pequeno presente ou uma “obra de arte” pode alegrar e muito o dia deles.

Agora que o Arieh começou o colegio, queremos guardar os trabalhos que faz nas classes. Assim podemos levá-los numa caixa grande aos lares de idosos que visitemos. Esta é uma muito boa iniciativa para fazer em qualquer época do ano.

Generosidad

 

 

 

6. Babysitter por uma noite

Muitos casais com filhos pequenitos adoravam poder passar uma noite sozinhos para ir jantar, ao cinema. Eu adorava poder desfrutar de uma noite assim. Ofereçe-te para cuidar dos filhos de um/a amigo/a para que tenham essa oportunidade.

 

7. Faz-lhes comidas a amigos

Como mãe e esposa, tenho que cozinhar uma media de 3 vezes por dia (todos os dias). Assim que, uma comida feita em casa que não tenho que preparar eu, é um dos melhores presentes. Sou sempre muito agradecida pelos amigos que me trazem comida a casa quando estou doente, ou quando dei à luz os meus filhos. Com o facto de que o fizessem comigo, dei-me conta de que a maioria das mães gosta deste presentinho em qualquer altura do ano.

Justamente a semana passada estive muito doente, 3 dias com febre, amigdalites, e não podia sequer levantar-me. Uma amiga trouxe-me comida para 2 ou 3 dias. Não sabes a alegria, a gratidão que transbordava do meu coração.

Faz mais 5 ou 6 rações de comida e leva-as a várias familias.

Outra ideia: Faz varias comidas para congelar. Assim podem preparar a comida quando a necessitem.

 

8. Lê um livro, um blog ou escuta um podcast

Deixa uma boa crítica favorável ao autor do teu livro preferido, um blogger que gostes ou um podcast que escutes. Eu costumo ouvir os podcast de Madresfera e de Saludesfera. São espanhóis. Adoro ler outros blogs. E não só ler ou escutar, mas também retribuir o que me trasmitem, como me inspiram.

As pessoas que escrevem e publicam online, com muita frequencia recebem comentarios despreciativos, negativos. E é que as estatísticas dizem que os que estão em desacordo com algum assunto, costumam ser os que deixam mais comentários.

Uma crítica sincera, constructivamente positiva por parte de um leitor ou ouvinte, é um dos melhores presentes para quem lança e solta as suas palvras ao mundo.

 

Generosidad

 

 

9. Da a roupa e o calçado que não uses 

Tens sapatos ou roupa que já não usas? Considera ofereçer-los a quem necessite. Ou a uma ONG. Eu não costumo dar a ONG’s. Prefiro identificar pessoas que realmente necessitem e dar-lhes pessoalmente. Há quem deixe ao lado dos contentores do lixo. Não sei aí onde vives, mas aqui cada dia se vê mais gente a rebuscar no lixo à procura do que seja. Faz como te sintas melhor e mais cómoda. Mas abençoa a outr@s de esta maneira.

 

10. Pensa também em mais

Ajudar a nível local é uma excelente forma de ensinar os nossos filhos a ser generosos. Procurar formas de ajudar a quem lhes rodeia. Mas também há pessoas necessitadas no mundo todo. Também gosto de poder ajudar de alguma forma e conectar mais pessoalmente e directamente com aqueles que necessitam em todo o mundo. Isto já depende de cada um. De estudar as opções que melhor lhe pareça, que mais confiança transmita. Nós apoiamos através de duas ONG’s:

 

  • Food For the Poor : Aqui podes encontra muitas formas de ajudar á volta de todo o mundo. Inclusive quando há catástrofes no mundo, costumam ter campañas para apoiar nesses sítios específicos. É de extrema confiança. Dá uma vista de olhos à página, vais gostar.
  • Naves de Esperanza : Conheces o velho ditado que fala de dar um peixe a um homem ou ensinar o homem a pescar? Esta ONG funciona em ambos sentidos. Assim como “lhes dá um peixe”, em forma de cirurgias e reinserção social; também resturam escolas, constróiem fontes de água, ensinam agricultura, “ensinam a pescar”. Adoro esta ONG. Tenho-lhe um afecto e carinho muito especiais. À parte que conheço o Director de esta ONG, já estive a bordo deste Navio Hospital, vi os blocos operatórios, conheci os voluntarios. Não há nada igual. Por favor, visita a página deles. E se queres embarcar como voluntario, aí encontras toda a informação que necessitas.

Generosidad

O desafío da Generosidade

É mais fácil lembrar-se dos mais necessitados quando estamos de férias. Quando não temos nada que fazer. Mas a generosidade é um hábito que devemos nutrir durante todo o ano. Esse é o verdadeiro desafio da generosidade.

Cria ideias para ser generosa e amável, e seguir practicando-o todo o ano!

Os que estão sozinhos, estarão sozinhos em janeiro , e em outubro. Os que têm fome agora, também terão fome no verão.

Extendamos o amor durante todo o ano! Aponta este hábito de vida para o natal… Aponta este novo hábito de vida para o novo año que vem!

 

 

¿E tu, que costumas fazer para practicar a Generosidade? ¿E os teus filhos? ¡Partilha as tuas ideias a continuação!

 

Talvez quieras ler também 

Feliz – Sim, estou Feliz

Guia de Gravivez – Recomendações Gerais

e

10 Regras para Boa Dieta na Gravidez

 

 

Lembra-te também de visitar-me nas redes sociaies, vem dai e dá uma vista de olhos =)

Facebook

Instagram

Twitter

Pinterest

YouTube

Google +.

 

Um beijão no Coração <3

1 Comments

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

You May Also Like

%d bloggers like this: