DIY e Saúde + Beneficios da Canela

DIY, Salud, Beneficios, Canela

Quem segue o meu trabalho, sabe que eu gosto muito de cuidar o que o meu corpo consome. Já seja em que froma seja. Tento cuidar a minha saúde. Por isso gosto tanto disto dos DIY. E ainda que só esteja a partilhar, de momento, com vocês os DIY de cosmética, beleza e comidas, também gosto muito dos DIY e das manualidades.

E isto de consumir o mais natural possível, e os DIY naturais, não foi sempre assim. Foi quando fui mamã que tudo mudou em mim. Ainda que desde antes já gostava de ter algum cuidado, mas nada parecido ao cuidado que tenho hoje em dia.

Desde que fui mamã a primeira vez, ao lançar-me no mundito da lactancia materna, soube que tinha que cuidar-me “extremadamente”. Então, comecei a explorar os ingredientes e os seus benefícios e/ou desvantagens, comecei a lançar-me nisto de fazer os meus productos. E adorei. E quanto mais exploro, mais me apaixona. E os resultados são realmente incríveis.

Claro, não foi por mim. Sim, foi pelo meu Indio. Eu posso escolher comer químicos ou não, consumir cremes compostos de productos químicos ou não. Mas eles não. E não é justo. Eu não o vejo justo. Á parte que, o saber que estás a cuidar da tua saúde, que te estás a beneficiar com o melhor que a terra te pode dar, isso, não tem preço!!!

 

DIY, Salud, Beneficios, Canela

DIY e a Saúde

Isto do DIY não é tão difícil. Vais-te surpreender com a facilidade e simplicidade com que se fazem. Exitem Muitíssimos motivos pelos quais te podería dizer que deves começar a usar os teus próprios productos naturais caseiros. Mas, de todos esses motivos, só te quero falar de um. O mais convincente de todos: a tua Saúde.

Os componentes químicos podem ter efeitos muito nocivos para a tua pele a meio e largo prazo. Pensa nisso. Vê a situação assim: Saberás que tudo à nossa volta está a mudar, o clima, os UVA e os UVB, a poluição, as terras não são as mesmas e, por consequência, os alimentos também não são os mesmos. São todos factores determinantes para a nossa saúde e as nossas peles. De verdade que preferes aportar mais coisas más ao teu corpo? À tua pele? Não é já suficiente todo esse “mal” que consumimos?

E é por isso (e por outros factores) que adoro os meus DIY de cosmética e beleza, naturais e caseiros. Com eles tenho total segurança dos componentes que consumo. Sei que são 100% naturais. E não só isso: posso agregar ou tirar ingredientes ao meu gosto, em função do meu tipo de pele, do estado em que se encontre. Em função da minha necessidade nesse momento. Personalizo os meus productos em todo momento. Provo e experimento a eficácia de tantos desses ingredientes que temos na maioría das nossas cozinhas. Os resultados são incríveis.

E hoje quero falar da canela. E sim, também dos seus beneficios. Vais gustar muito. e claaaaaro, no final haverão 12 DIY com a canela =) eheheh

 

La Canela

A canela é um ingrediente que existe em grande maioría das cozinhas. Tenho a certeza que quase todas as casas contam com ela no meio das suas especiarias. Mas desconhecendo os seus beneficios e usos para a saúde.

Eu adoro a canela. É um dos meus favoritos na saúde oral, juntamente com o Carvão Activo (Aqui podes lêr um artigo que escrevi sobre o carvão).

Resulta que esta erva de sabor tão agradável, tem uma longa historia. E não só nas nossas cozinhas. Também na nossa medicina. Viajemos no tempo…

 

 

Canela: desde a antiguidade…

Desde a antiguidade até aos antigos egípcios, muitas culturas antigas usavam a canela para a unção, a conservação de alimentos e o consumo. A canela era muito apreciada na Idade Média e era considerada um artigo de luxo e um simbolo de status. Houve um momento na Historia, em que a canela era mais valiosa que o ouro!

A antiga medicina chinesa sempre confiou nesta especiaria como agente de aquecimento e limpeza para tratar o 

coração, os pulmões e a bexiga.

Hoje em dia, esta especiaria ainda tem uma popularidade incrível e está presente em quase todas as cozinhas. Não sei se a ti te passa o mesmo, mas só com mencioná-la, a minha mente viaja a Muffins recém saidos do forno, aveia ou tarte de maçã.

O melhor de tudo é que tem beneficios mais além de ser doce e picante. A Canela Beneficia a tua saúde.

 

 

DIY, Salud, Beneficios, Canela

 

Beneficios da canela

Vais adorar. Eu, quando descubri isto tudo, adorei. Mas muito mesmo.

No que se refere à extensa lista de beneficios provados, não é de estranhar que esta deliciosa especiaria tenha um largo historial de utilização.

E é que a canela luta contra problemas digestivos, a infecção de rins, as constipações, a gripe, a hipertensão, e ainda se mostra muito prometedora para combater alguns tipos de cancro. Não é brutal?

Adoro! 

 

Regula o açúcar no sangue

É, talvez, o beneficio melhor documentado. Fazem falta mais estudios sobre que papel pode ter a canela no tratamento pre-diabético ou diabético. Mas as investigações demonstram beneficios de hipoglucemia ao ingerir aproximadamente 2 colherzitas por dia.

Anti-inflamatório

Estudos demonstram que a casca da variedade Cassia (uma variedade de canela) combate a ezima responsável da inflamação. Junta uma pisca (o 2 ou 3) a bebidas, receitas ou batidos para obter mais beneficios anti-inflamatórios.

Anti-microbiano

O óleo essencial de canela é um agente anti-bacteriano. É especialmente efectivo e, durante muito tempo, foi utilizado para desinfectar e conservar. Também se demonstrou eficaz contra a E.coli (Que é o E.coli?).

Eu gosto de usá-la juntamente (uma gotinha) com a pasta de dentes. Pela sua capacidade para matar as bactérias responsáveis das cáries.

Anti-fungos

Certas especiarias de canela são eficazes contra as infecções por fungos. Utilizaram-se também para tratar a Candidiasis oral (um sintoma comúm em pacientes com HIV).

Anti-virús

O óleo de canela Cassia demonstrou ser efectiva contra as doenças respiratórias virais, a gripe e os constipados.

Antioxidante

Que se podemos ter mais “Antis” aqui? claro que sim. haha. A canela também demonstrou uma influência antioxidante nas células de radicais livres. A espécie C. Zeylanicum mostra os efeitos antioxidantes mais potentes, mas a Ceilão ou as variedades mais comúns de Cássia também oferecem estes beneficios. (Tranquilos, mais à frente explico as diferenças entre as variedades de canelas).

Reduz a pressão arterial

INFELIZMENTEpara fazer-te ver a efectividade neste ponto, terei que mencionar algo que odeio. ESTUDOS FEITOS COM ANIMAIS =( Não o suporto, desculpem. entendo que não entendam (??) mas não suporto. Mas, foi um estudo com ratazanas onde se comprovou que o consumo regular da canela diminuiu a pressão arterial sistólica nas ratazanas hipertensas alimnetadas com uma dieta alta em sacarosa. Quase até ao nível (normal) das ratazanas que não consomem sacarosa.

Para o cérebro

Novos estudos demonstram que a canela pode bloquear a proteína Tau no cérebro. (Que é a proteína Tau?). Isto é muito importante e emociona.me muito. Porque a acumulação de Tau encontra-se no cérebro das pessoas que padecem Alzheimer. O mecanismo exacto ainda não está claro, mas este pode ser um uso muito prometedor. 

PMS Síndrome Pre-menstrual

Como contém níveis de manganeso elevados, é um bom remédio para aliviar os sítomas de síndrome pre-menstrual.

Terapia de massagem

A canela tem um factor de aquecimento. Se a combinamos com um óleo, ou usamos directamente o óleo da casca da árvore da canela, vamos obter uma grande eficácia na dôr muscular, já que relaxa em alivia. Também se podem pôr umas gotinhas na banheira cheia de água. Relaxa e alivia os músculos tnsos e com dores.

Neutralizador de cheiros

Tanto o óleo de folhas de canela como o óleo da casca da árvore são neutralizadores de cheiros muito eficazes. Matam as bactérias que criam os maus cheiros. Não disfarça os maus cheiros, elimina-os de raíz.

 

 

Canela de Ceilão VS. Canela Cássia

A maioría das pessoas não sabem que há vários tipos de canela. Os dois principais são a Ceilão e a Cássia. Ambas são consideradas saudáveis. Mas é muito importante conhecer as diferenças quando usamos a canela na nossas receitas naturais DIY.

O cheiro e o sabor da canela provêm em grande medida de um composto chamado cinnamaldehyde. O cinnamaldehyde também é responsável de muitos dos beneficios da canela para a saúde, mas a dose aplicada é o remédio neste caso. Demasiado cinnamaldehyde pode ser prejudicial. Mas não te preocupes, há opções seguras da canela que não contêm demasiado cinnamaldehyde.

Canela de Ceilão

A Ceilão é considerada a “Canela Real”. Provém da casca interna da árvore Cinnamomum verum e cresce no Sri Lanka e algumas partes da India.

Tem um sabor mais suave que a Canela Cássia devido ao seu conteúdo mais baixo em cinnamaldehyde. Isto também faz com que Ceilão seja um tipo de canela mais seguro para o seu uso como medicina. Eu pessoalmente, prefiro a Ceilão no uso culinário, já que tem um sabor ligeiramente mais suave.  Esta é muito boa, vais gostar.

Canela Cássia

Esta é a canela que encontras nos supermercados, grandes superfícies, etc. Provèm da árvore Cinnamomum Cassia, originária da China. Cássia é uma variedade mais barata, mas mais de 90% dos óleos provêm do cinnamaldehyde. Muitos expertos advertem contra o uso desta variedade como um remédio devido ao alto conteúdo de cinnamaldehyde.

A Cássia também contèm altos niveis de Cumarina. Esta substância pode causar danos hepáticos quando tomada em grandes quantidades. De facto recentemente, o governo da Dinamarca começou a regular o uso da canela nas padarias para assegurar-se de que as pessoas não estejam a consumir demasiada Cumarina. Tranquila, a Ceilão não contêm altos niveis de Cumarina.

É mau consumir demasiada canela?

Como qualquer coisa, demasiado de algo bom pode ser prejudicial. Isto é certo para água e também o é para a canela. Os expertos coincidem en que o uso culinário é quase sempre seguro (sempre que não agreguemos 1/4 de chávena a um batido, por exemplo), mas há algumas precauções importantes ao usá-la como medicina.

A canela Cássia usa-se tradicionalmente em estudos, provávelmente porque é a que se encontra com mais facilidade. Mas, muitos expertos recomendam a Ceilão pelos beneficios, sem Cumarina e pelos baixos niveis de cinnamaldehyde.

Dito isto, toda a investigação disponível que encontrei indica que pequenas quantidades de 1-2 colherzinhas ao dia de qualquer tipo são provavelmente seguras para quem não tem uma afecção médica. Claro, qualquer pessoa baixo  o cuidado de um médico ou que tome um medicamento, deve verificar e consultar para assegurar-se de que não hajam contra-indicações ou interacções antes de tomar grandes quantidades do que seja.

 

Quanta canela ingerir?

Estudos demonstram que até 6 gramas por dia (para adultos) parecem ser seguros. Recomenda-se usar só uma variedade de Ceilão de alta qualidade e também ciclar as tomas, para obtêr melhores resultados.

Curiosamente, ao falar com uma médica de uma clínica de medicina biológica, ela disse-me que em quase todos os casos, as tomas de complementos de qualquer tipo devem ser ciclícas. Recomendou-me tomar suplementos só durante a semana e descansardurante o fim de semana para que o corpo tenha um descanso e não se acostume ao suplemento. (Claro está, isto não se aplica aos medicamentos).

E… “Surprise, Surpriseeeeee” =) Temos DIY, como não, não é? hahahah continua a lêr =)

DIY, Salud, Beneficios, Canela

 

12 maneiras de usar a canela (DIY)

Então, com todos estes beneficios, como introduzimos a canela no nosso dia a dia?

Aqui deixo-te algumas das minhas formas favoritas de usá-la:

1.De manhã

Põe uma pisca de canela numa chávena de chá quente para obter energia (e doçura) para começar o dia. Ou põe um bocadinho no teu café. Fica muito bom misturada com o café na cafeteira antes de que se faça o café. Saiem os dois ingredientes bem misturados, e os sabores e cheiros bem fusionados. Vais adorar.

2.Para constipações e gripe

Toma até 1/2 colherzinha numa chávena de chá com sumo de limão e mel.

3.No óleo de peixe

Surpreendentemente, a canela faz que uma dose de óleo de peixe tenha um sabor muito melhor (Ideal para os nosso Indios). 

4.Como um remédio digestivo

Tomo uma 1/2 colherzinha com água, chá ou cápsula depois de uma comida em que comeste alimentos que normalmente não comería.

5.Em productos orais

Como já mencionei, os beneficios da canela para a saúde oral estão bem documentados. Dentro de pouco tempo partilharei contigo a receita que uso com a canela para a minha higiene oral. Apetece-te que a partilhe contigo?

6.Nas comidas saborosas / picantes

…nas nossas cozinhas, para os Muffins, panquecas, bebidas, etc.

7.Para baixar de peso

Recomenda-se a canela para acalmar os desejos de açucar a altas horas da noite e aumentar o metabolismo.

8.Para a saúde vaginal

Ouvi falar sobre o uso do chá de canela, óleo ou pó externamente aplicado nas infecções vaginais para acelerar a cicatrização, mas eu nunca provei.

9.Como um calmante para a pele 

Mistura um pouco de canela moída com mel e aplica a mistura nas picaduras de insecto.

10.Em maquilhagem

Sim… Algumas receitas caseiras de maquilhagem natural usam canela. Dentro de pouco também te mostrarei como fazê-las.

11.Neutralizador de cheiros

Mistura 2 a 5 gotinhas de óleo da casca com água num difusor. Em poucos minutos haverás neutralizado todos os cheiros. Alternativamente, usa óleo de folha de canela diluído para limpar a casa de banho, chãos e as bancadas das cozinhas. Até os caixotes do lixo e o interior dos carros, para eliminar rápidamente os maus cheiros. Uma maravilha, não é?

12.Calmante Muscular

Põe umas gotinhas na banheira cheia de água. Relaxa e alivia os músculos tensos e dolorosos.

 

DIY, Salud, Beneficios, Canela

 

Outros usos e precauções

CUIDADO – As mulheres grávidas não devem usar grandes quantidades (usos culinários ou menos de 1/2 colherzita por día está bien) ou o óleo essencial de canela. A canela pode causar contracções.

Como sempre te digo, trata de consultar com o teu médico ou um profissional médico antes de usar esta ou qualquer outra era medicinalmente.

Existe alguma evidência de que o conteúdo de Cumarina desta erva pode ser prejudicial em grandes doses. 

A canela de Ceilão tem uma quantidade muito mais baixa de Cumarina, pelo que é mais seguro tomar grandes doses ou durante a gravidez ou a lactancia. Mas pouquito.

Também tem um sabor muito mais suave, o que a torna uma aliada para os Indios.

E é Isso…

Eu compro a Ceilán orgânica a granel e guardo-a num frasco de vidro na despensa. Desta maneira, tenho-a sempre à mão para usar de todas as formas que te comentei antes ou simplesmente polvilhar os alimentos.

E tu, que uso le dás à canela? Na cozinha? Como medicina? Ambos? Que achaste destes DIY?

No te esqueças de comentar, adoro conhecer a tua opinião, preocupações e truques.

 

Talvez queiras Também Lêr: (dentro de pouco estarão todas traduzidas ao português <3 obrigada pela paciência)

Máscara Facial Probiótica

Máscara de Carvão Activo

Receita de Queratina Caseira

Gelatina na Belleza- Receitas

Óleo de Ricino – Um Mar de Benefícios

Belas desde a Cozina

7 Receitas Naturais para o cuidado do Bebé

 

Lembra-te  que também me podes encontrar pelas redes sociais. Anda, vem daí =)

Facebook

Instagram

Twitter

Pinterest

YouTube

Google +.

 

Um Beijão no Coração <3 MUAH*

 

17 Comments

  1. Alane sá

    Canela é uma das evas que mais gosto,amei o post e saber outras coisas que posso fazer com a canela.

  2. Graziela

    Olá
    Canela é maravilhosa, uso todos os dias!
    No suco detox pela manhã
    Antrs de caminhada cm gengibre e a noite antes de domir cm um leitinho quente.
    Amoooooo
    Post maravilhosi!
    Bjss

  3. Eu adorei a parte em que você falou sobre a Canela. Já gostava, agora e que vou gamar mesmo na ideia de utilizar a canela pensando no bem da saúde

  4. Hey
    Adorei seu post, muito bem elaborado!
    Eu gosto muito da canela , realmente ela ajuda em muitas coisas..
    Bjs

  5. Olá tudo bem?amei seu post parabéns é um post cheio de informações,adorei os benefícios da canela,embora eu não usar muito serio desconhecia todos esses benefícios,adorei o uso na maquiagem muito legal mesmo,ótimo post beijinhos e sucesso.

  6. Meu Deus! Quanta informação.
    Eu sabia que a canela trazia benefícios mas não tantos assim.. . E nem sabia que existia mais de um tipo.
    A propósito amei essas curiosidades e dicas finais.
    Excelente post.

  7. Canela é uma maravilhaaa, além de deliciosa, faz um bem danado pra saúde.
    Beijos

    http://www.oxentebonita.com

  8. Amo canela e suas dicas com informações muito boa me deixou bem informada, pois algumas coisas eu já sabia outras e bem completas achei aqui nesse seu post, parabéns

    Bjs (•_•)

  9. Olá, não sabia dessa história toda e dos benefícios. Adoro canela em pó em doces, e o natal está vindo aí (rabanada) hehe

    Obrigada pelas dicas.

    Beijos.

  10. Ai, eu amo canela! Não sabia que tinha tantos benefícios, vamos unir o útil ao agradável! ha ha

  11. Beatriz Ribeiro

    Nossa amo canela. Porém confesso que não conhecia nem metade dos benefícios e formas que se pode usar a canela. Achei o post super útil e interessante.

  12. Adoro tomar leite com canela 🙂

  13. Eu não gosto de canela, nunca fui fã. Mas fiquei surpresa por saber as beneficios que o consumo nos trás.

  14. Eu adoro canela, não sabia de tantos benefícios, adorei o post

    1. Olá Bruna 😘 ainda bem que gostou ❤ um beijão no coração ❤ MUAH*

  15. Adoro canela! Não sabia que ela tinha tantas propriedades!

    Beijinhos,

    Ana Mota

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

You May Also Like

%d bloggers like this: