DIY – 20 Beneficios da Glicerina

Diy, Glicerina

Sim, a glicerina vegetal tem inúmeros beneficios na beleza. E pode e deve usar-se em receitas DIY para o cuidado da nossa pele. Lembrem-se, são produtos caseiros naturais, que aportam exactamente o que necessitamos, já que os fazemos conforme às nossas necessidades. Como usá-la? Tem efeitos secundários? Averigua tudo mais abaixo =) 

 

¿Qué es la glicerina vegetal?

A glicerina, ou glicerina vegetal, hoje em dia encontra-se em quase todos os produtos que usamos. Desde alimentos até medicamentos, champôs, cosméticos, loções… e mais, é muito provável que uses a glicerina a diário, e não saibas sequer.  

A glicerina vegetal (onde conseguir) é um triglicérido natural derivado de fontes vegetais como a soja, a palma e os óleos de côco. É um líquido claro e inodoro que tem uma consistência gelatinosa.

Está composta de carbono, hidrogénio e oxigénio. É um composto orgânico que é solúvel em água, de sabor doce e completamente segura e não tóxica.

Como vês, a glicerina vegetal é realmente muito versátil. Especialmente para quem é como eu: amantes da beleza natural e interessados em fazer os seus próprios produtos. São imensos os beneficios que desfrutamos com os nossos DIY caseiros naturais. 

 

 

Diy, Glicerina

 

 

20 beneficios da glicerina vegetal

(e DIY para a beleza)

 

Aquí tens 20 beneficios da glicerina vegetal que podes usar para todas as tuas necessidades cosméticas.

1. Hidratante 

Uma das melhores formas de usar a glicerina é simplesmente como humectante (no ponto seguinte vais compreender porquê). Como? Bate em partes iguais, glicerina e manteiga de karité para criar uma loção sedosa e macia. Esta loção pode aplicar-se em todo o corpo. E podes adicionar-lhe óleos essenciais para obter beneficios adicionais.

2. Humectante 

Um humectante é uma substância que atrae água do seu ambiente, incluída a humidade do ar. A glicerina é um humectante poderoso que ajuda a manter a pele hidratada e radiante.

3. Limpeza da pele

Limpar a tua pele com glicerina é uma das melhores maneiras de manter a tua pele desinfectada e livre de bactérias que causam acne. Faz uma limpeza facial mediante a combinação de glicerina com  sabão líquido de puro e óleos essenciais de lavanda ou alecrim.

4. Tónico

Mistura ¼ de caneca de hamamelis (planta de avelã), ½ caneca de água de rosas e ¼ de caneca de glicerina para obter un tónico refrigerante que equilibra a pele. Adiciona óleos essenciais como de gerânio ou rosa para fazer um tratamento verdadeiramente luxuoso para a tua pele.

5. Controle de óleo 

A pele deixa de ser oleosa, graças às propriedades reguladoras do óleo natural da glicerina na pele. 

6. No Comedogênico 

Com um factor não comedogênico de 0 (zero), a glicerina não obstrui os poros, não causa pontos negros nem acne. Isto faz da glicerina uma excelente opção para quem sofre de peles propensas ao acne.

7. Suaviza a pele 

Quando se aplica na pele, a glicerina tem um efeito suavizante por preenche as linhas finas e as gretas microcópicas da pele.

8. Suavizante para as mãos 

Se sofres de mãos excessivamente secas ou de palmas ásperas e escamadas, a glicerina pode ajudar-te a transformá-las em mãos suaves e macias. Sim, os pés também.

9. Sabões claros 

Alguma vez viste esses sabões translúcidos e transparentes com plantas e ervas lindas, como botões de rosa secos suspensos dentro? Esses são sabões feitos à base de glicerina, e podem fazer-se em casa. Eu nunca fiz.

10. Para pele sensível 

A glicerina é segura e não é tóxica, pelo que pode ser usada por pessoas com pele sensível, crianças e bebés. <3 

11. Usado no protector solar natural 

A glicerina tem algumas qualidades SPF (Factor de Protecção Solar) e usa-se com frequência para fazer protectores solares caseiros. (Dentro de pouco tempo vou fazer post com esta receita =) Recorda Subscrever-te ao Blog para que não perdas nada ). 

12. Anti-envelhecimento 

As propriedades humectantes e hidratantes da glicerina fazem dela ideal contra o envelhecimento da pele e para a prevenção de rugas prematuras.

13. Estabilizador e conservador

Em produtos de beleza como loções, cremes e shampoo, a glicerina actúa como estabilizante e conservador. Assim, já não temos porque preocupar-nos tanto com a validez das nossas receitas caseiras. Basta com adicionar glicerina para que durem mais, graças a esta propriedade de conservação.

14. Emulsionante 

Se procuras uma base natural para óleos emulsionantes e óleos essenciais, a glicerina é uma excelente opção.É um emoliente natural e pode ajudar a unir os óleos para criar um creme suave e macio, uma loção ou um gel.

15. Tinturas de Plantas

A glicerina tem um sabor doce e é muito boa para cortar a acidez ou amargura de tinturas de plantas sem ter que adicionar açucar extra.

16. Branqueamento dental

As pastas de dentes naturais ficam muito mais ‘apetecíveis’ quando lhes adicionamos glicerina. Dentro de pouco tempo vou partilhar aqui no Blog uma receita caseira de pasta de dentes DIY à base de glicerina. (Não te esqueças de Subscrever-te ao Blog para que não perdas nada de nada =) )

17. Shampoo Natural 

É muito fácil fazer um shampoo natural nutritivo com a glicerina como base. DIY: combina ½ caneca de leite de coco espessa com ¼ de caneca de glicerina. Junta-lhe 12 gotas de óleos essenciais com beneficios para o crescimento do cabelo, como o vetiver, o alecrim ou o  de madeira de cedro. Aplica no teu cabelo e massaja ao longo do teu couro cabeludo e cabelo para obter um cabelo sano e forte.

18. Condicionador de cabelo

Sim, também é um bom condicionador para os nossos cabelos. E muito fácil de fazer. Mistura ¼ de chávena de gel de aloe vera e ¼ de chávena de glicerina vegetal para fazer uma máscara condicionadora para o cabelo. Aplica no cabelo lavado com shampoo e deixa repousar durante 10 minutos. Depois lava com água fria para obter um brilho reluzente.

19. Eliminação do acne 

Como a glicerina não é comedogênica, é perfeita para os tratamentos de eliminação do acne. Segue este DIY: mistura ½ colherzita de glicerina, ½ colherzita de água de azahar e 4 gotas de óleo de árvore de chá. Aplica sobre a pele durante a noite e lava de manhã. 

20. Efeito Refrescante 

A glicerina vegetal tem um efeito refrescante natural que pode ajudar-te a acalmar erupções, comichão, urticária e mais. Aplica directamente.

 

Diy, Glicerina

 

¿A glicerina vegetal tem efeitos secundários?

As reacções negativas à glicerina vegetal são extremadamente raras.

O uso da glicerina vegetal que está fora de validade, pode causar efeitos secundários como o envermelhecimento, erupções cutâneas e urticária quando se usa na pele. Se notas qualquer destes efeitos secundários, deixa de usar a glicerina imediatamente.

Verifica a data de validade da tua glicerina e compra outra.

Algumas pessoas notam que usar a glicerina crúa, seca a pele. Isto deve-se a que a glicerina é um humectante e pode absorver água da pele. Este problema pode-se evitar completamente com usar a glicerina diluída na pele.

 

E é isso…

Assegura-te sempre de obter glicerina vegetal 100% pura de alta qualidade. Particularmente, gosto da glicerina vegetal de 16 onzas fluidas de Now Foods, é a melhor que provei até agora.

Conta-me, já conhecias todos estes usos da glicerina? Dás-lhe mais usos? Que achastedeste beneficios e DIY? 

Não te esqueças de comentar, adoro conhecer a tua opinião, preocupações e truques. E partilha <3

 

 

Talvez queiras Também Lêr: (dentro de pouco estarão todas traduzidas ao português <3 obrigada pela paciência)

Beneficios da canela

Máscara Facial Probiótica

Máscara de Carvão Activo

Receita de Queratina Caseira

Gelatina na Belleza- Receitas

Óleo de Ricino – Um Mar de Benefícios

Belas desde a Cozina

7 Receitas Naturais para o cuidado do Bebé

 

Lembra-te  que também me podes encontrar pelas redes sociais. Anda, vem daí =)

Facebook

Instagram

Twitter

Pinterest

YouTube

Google +.

 

Um Beijão no Coração <3 MUAH*

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

You May Also Like

%d bloggers like this: