Grávida
Grávida

Dia da grávida: como preparar a tua casa para a chegada do bebé

Uma gravidez é sempre um momento de grande alegria, mas também de grande ansiedade. Com a noticía, chegam também as preocupações de segurança e conforto do bebé. Os pais ficam ansiosos e preocupados por adequar a casa ao novo ser. Lembro-me quando estava grávida, a minha preocupação era tornar a minha casa num sítio feliz e seguro.

E sei que isto acontece com cada uma de nós. Para ajudar-te, reunimos aqui algumas dicas para preparar o teu lar, que vão desde a decoração à segurança:

TODA GRÁVIDA SONHA COM O QUARTO DO BEBÉ

Tua Casa

Este é o espaço da casa que qualquer grávida programa desde um inicio.Ao fim ao cabo, vai ser onde o bebé vai passar mais tempo. Principalmente nos primeiros meses de vida. Por isso, é muito importante que seja acolhedor e seguro. Um sitio onde ele se sinta bem e protegido.

O berço é um elemento indispensável para o conforto e segurança do teu bebé, por isso deve ser escolhido com cuidado. Evita modelos com barras muito largas ou muito estreitas.

Para além disso, este espaço deve também ser muito prático. Desta forma terás tudo o que necessitas para o bem-estar do teu bebé à mão. Por isso, recomenda-se que coloques uma poltrona no quarto, para que possas  amamentar de forma confortável. Escolhe uma cómoda troca-fraldas com gavetas ou recantos para guardar fraldas e cremes.

Deixa este quarto o mais desimpedido possível, para que te possas movimentar à vontade. Especialmente quando tiveres de ir ao quarto de noite. Aposta nos tons mais neutros, que não agridem visualmente o bebé e proporcionam mais conforto.

TORNA A COZINHA SEGURA

Tribookids

Quando o teu bebé começar com as primeiras papinhas, vais descobrir a cozinha em todo o seu esplendor. Infelizmente, esta divisão também pode ser pouco segura para o teu filho.

Mas existem algumas dicas que podes seguir. Para começar, assegura-te que ele tem uma trona que não lhe restrinja a liberdade de movimentos, mas que também o mantenha bem seguro. Existem até os chamados modelos evolutivos. Estes modelos adaptam-se à medida que o teu bebé cresce, pelo que representam um ótimo investimento.

Para que a hora das refeições se torne mais prática, reserva uma prateleira para tudo aquilo que o bebé precisa, como biberões e papas.

Por último, não deixes nenhum objecto perigoso, como facas ou copos de vidro, ao alcance da criança. E tudo correrá bem!

CASA DE BANHO AMIGA DOS BEBÉS

Lilibee

A hora do banho é um momento de grande alegria e uma fonte de prazer para a maioria dos bebés. Por isso a forma como vais higienizar o teu filho deve ser muito bem planeada.

Algumas pessoas constroem casas de banho de raiz para serem exclusivas do uso do bebé, especialmente se tiverem espaço para isso. No entanto, o mais comum e rentável é adaptar a tua casa de banho às necessidades do bebé.

Isto inclui comprar uma banheira própria para bebés, que pode depois ser adaptada ao chuveiro ou à banheira e arrumada quando não necessitares dela. Uma banheira específica para bebés é essencial, para garantir a segurança do teu filho, por isso não descures a sua compra. Adquere também um termómetro, para que possas verificar a temperatura da água e evitar magoar a pele sensível do teu filho. 

CUIDADOS EM TODA A CASA

Freepik

Exsitem alguns cuidados de segurança básicos que podes aplicar um pouco por toda a casa, como cobrir tomadas e proteger os cantos dos móveis. Se tens escadas, compra uma pequena cancela, que pode ser facilmente instalada e que evita que o teu bebé caia.

Proteje as janelas com rede protectora ou através de um mecanismo que dificulte a sua abertura, e avalia se na tua varanda existem barras por onde o teu bebé consegue passar, tapando-as, se for necessário.

Caso tenhas uma piscina ou um poço, terás que cobrir e tapá-los muito bem, pois o teu bebé pode gatinhar até eles. Não coloques almofadas ou peluches no berço quando o bebé estiver a dormir, pois podem provocar asfixia. Os bebés mexem-se muito durante o sono.

Por último, dá todos os dias uma volta pela casa, para verificar se não existem objetos pequenos pelo chão que o teu filho possa meter à boca.

E TUDO IRÁ BEM

Seguindo estas dicas que aqui te deixamos, torna-se muito fácil preparar a casa para a chegada do teu bebé, para que tenhas menos ansiedade e desfrutes melhor desta maravilhosa etapa da tua vida. Se precisares de ajuda profissional no processo de adaptação do teu lar ao novo membro da família, não exites em pedir orçamentos na Habitissimo, para que tenhas o melhor serviço ao melhor preço!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: