QUANDO É SEGURA A RELAÇÃO SEXUAL?

Tradicionalmente, era recomendado que uma mulher não se envolvesse em sexo com penetração por seis semanas após o parto. As recomendações atuais são de que as mulheres só precisam esperar duas semanas para retomar a atividade sexual. O aumento do risco de infecção, sangramento e dor associada ao parto diminui após duas semanas. No entanto, as mulheres que sofreram ruptura ou foram submetidas a episiotomia ainda podem estar se recuperando neste momento e devem esperar mais.

Verifique com um profissional de saúde se não tiver certeza se é seguro retomar a atividade sexual.

GRAVIDEZ, CONTRACEPÇÃO E DESEJO SEXUAL

Embora o sexo seja geralmente seguro após duas semanas, deves de saber que podes engravidar mesmo que estejas a amamentar. Assim como contrair infecções sexualmente transmissíveis. Mesmo se quiseres ter outro filho, é recomendável que esperes pelo menos um ano antes de engravidar novamente. Para evitar a gravidez, muitas mulheres optam por usar preservativos, que também protegem contra as infecções sexualmente transmissíveis. Há também contraceptivos hormonais que podem ser tomados imediatamente após o parto, mesmo que estejas a amamentar.

Fale com um profissional de saúde para mais conselhos.

Desejo Sexual

MUDANÇAS NA LIBIDO

Por volta de um ano após o parto, as mulheres experimentam menor libido em comparação com antes da gravidez, especialmente nas primeiras 4-6 semanas. Um estudo australiano descobriu que menos de 20% das mulheres eram sexualmente activas quatro semanas após o parto. Não há tempo “normal” ou “certo” para retornar à atividade sexual – depende inteiramente de como tu e o teu parceiro se sentem.

Durante as primeiras 4-6 semanas, a maioria das mulheres está cansada, emocional e com dor. Os níveis dos hormônios estrogênio e progesterona caem consideravelmente, e a vagina produz menos lubrificação natural como resultado. Por causa disso, muitas mulheres sentem menos desejo sexual e sentem dor durante a relação sexual. Em média, as mulheres também relatam estar menos satisfeitas com o sexo.

Mesmo depois que os níveis hormonais voltam ao normal, a maioria das mulheres ainda relata que o seu desejo sexual é menor do que antes da gravidez por causa de problemas emocionais. A boa notica é que existem formas naturais de aumentar a libido da mulher.

A IMPORTANCIA DA COMUNICAÇÃO

O que quer que tu e teu parceiro estejam a sentir, é importante que falem disso. Conversa com o teu parceiro sobre as mudanças físicas, como te sentes e quaisquer preocupações que possas ter sobre retomar a actividade sexual. Pode ser desconfortável no inicio, mas de certeza que o teu parceiro também necessita faar sobre estas coisas. Se te sentires à vontade, conversa com amigas ou familiares que tenham filhos (sejam eles homens ou mulheres, é provável que a sexualidade deles tenha mudado após o parto) e fala com um médico ou outro profissional se tiveres alguma preocupação.

Desejo Sexual

DICAS PARA RETOMAR O DESEJO SEXUAL

Falar é a coisa mais importante que podes fazer para retornar a tua vida sexual ao normal, mas também te deves lembrar:

  • Não te forces a fazer sexo cedo demais. Se tu ou o teu parceiro não se sentirem assim, devem esperar.
  • Sê íntima. Passa um tempo de caricias, abraça e beija, ou apenas estejam perto um do outro. Assim estarás muito mais propensa.
  • Passa algum tempo com o teu bebe, mas também certifica-te de que tu e o teu parceiro tenham tempo sozinhos sem o bebe.
  • Quando te sentires pronta para o sexo! Mas lembra-te de que podes engravidar (mesmo se estiveres a  amamentar) e contrair infecções sexualmente transmissíveis, pelo que tem cuidado.
  • Certifica-te de ter lubrificante à base de água à mão.
  • Certifica-te de ter tempo e privacidade para te concentrares no sexo.
  • Experimenta uma variedade de diferentes posições sexuais.
  • Se não conseguires, não importa, tenta novamente! Não te esqueças de falar com o teu parceiro sobre como te sentes.